segunda-feira, 27 de julho de 2009

O meu caminho



(...) sentia um acréscimo de estima por si mesma,
e parecia-lhe que entrava enfim numa existência superiormente interessante,
onde cada hora tinha o seu encanto diferente,
cada passo conduzia a um êxtase,
e a alma se cobria de um luxo radioso de sensações!
Eça de Queirós

Sem duvida, hoje consigo entender o que Eça de Queirós queria dizer com estes versos.
Durante anos procurei incansavelmente soluções para os meus objectivos, queria ponderar todas as situações, domina-las, direcciona-las, plena de que desbravava os meus caminhos por entre a densa mata, e que só de mim e do meu esforço constante dependeria chegar ao que ambicionava usando a máxima "quem procura acha!" mas esquecia constantemente a outra máxima "Pare de procurar, e encontrará!" O segredo está na mistura das duas.

Hoje constatei que alterei a maneira de encontrar o meu caminho. Quando me deparo com uma situação em que tenho que escolher para progredir, defino estratégias, coloco-as em execução, e depois aguardo serenamente e sem pressas a seta que me indique o caminho a tomar, apenas mantendo-me atenta.

Entendo que, partindo de escolhas cada vez mais integras e conscientes (usando a máxima "quem procura acha!") sei bem menos do que suponho, e ainda assim, estou cada vez mais perto do que acredito, especialmente quando consigo transformar a angustia da espera em conforto (usando a máxima "Pare de procurar, e encontrará!").

E por tão serenamente ter-me permitido essa constatação, ainda que com medo de não conseguir, hoje afirmo que o meu dia vai chegar, mas não chegará se eu nada fizer por isso, nem tão pouco se me entregar ao desespero angustiante de uma busca incansável. Chegará se eu for desvendando a direcção, dia após dia, com cada um dos meus tropeções, e com cada arranhão de cada uma das minhas únicas e às vezes secretas quedas.

Porque esse é o caminho, a seta que me conduz ao que busco para mim, uns dias procurando, outros esperando, mas sempre acreditando que cada dia é parte fundamental e intransferível da minha chegada.

2 comentários:

  1. Quem hoje planta um jardim, amanhã colhe flores!
    As tuas flores Ana, serão floridas e perfumadas ;).

    Beijinhos *_*

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Deusa,

    Acredito sinceramente que ao estar atenta aos sinais, caminho para algo que não sei bem o que é, mas que me está destinado. Mesmo dando passos atrás ou escolhendo o caminho mais longo e com mais obstáculos, é o meu, e hoje olho para trás e em cada curva, em cada tropeção, em cada arranhão vejo uma lição que retirei e que mantenho, e essas lições fazem de mim o que sou hoje. A alegria que sinto com o que aprendi, supera grandemente todo o sofrimento e dor sentido na altura das aprender. Essa sensação brutal e indescritível é que me faz querer continuar a caminhar, ciente que tenho muito mais a sofrer e inevitavelmente a aprender.

    Beijinho grandes ;)

    ResponderEliminar