quarta-feira, 1 de julho de 2009

Auto-Estima

Mais uma vez um texto que me tocou e que me fez pensar.

" (...)o que faz uma pessoa tornar-se mais bonita, mais atraente e mais interessante é o que ela exala, é o seu estilo, o seu jeito de se colocar, de falar, de andar, de se sentir, enfim, é o que a transforma em dona de uma beleza própria.
Todos nós somos conchas e guardamos em nosso interior verdadeiras pérolas, mas as pessoas só enxergarão essas preciosidades se nos abrirmos, se mostrarmos a elas o que temos de especial... Tudo na vida é uma questão de escolha e, definitivamente, só podemos fazer boas escolhas quando conhecemos todas as opções, quando buscamos muitas alternativas e quando estamos dispostos a mudar, a aprender, a crescer e, principalmente, a nos transformar, cada vez mais, em nós mesmos.
(...)É importante lembrar que, apesar de parecer demagogia, a beleza física é realmente relativa. Existem muitas pessoas que não se encaixam nos padrões preestabelecidos de beleza e, ainda assim, são irremediavelmente apaixonantes, imperdíveis! E isso é tão verdadeiro quanto o fato de que existem pessoas belíssimas, conforme os padrões ditados pela sociedade e, apesar disso, são absolutamente sem graça.
Dê uma chance à sua preciosidade. Pense nisso!"
- Rosana Braga
Embora eu saiba hoje o valor que tenho, embora o meu amor-próprio hoje esteja bastante valorizado por me ter trabalhado interiormente, ter colocado alguns dos meus defeitos a trabalhar a meu favor, ter alterado alguns dos meus valores , tal como está escrito acima ter ponderado todas as opções (pois é assim que cresço dia-a -dia) e me ter aproximado da pessoa que quero ser, não consigo ainda fazer o que diz o texto, fazer resplandecer a pérola que sei que possuo dentro de mim. Talvez passe por ai, ao não lidar muito bem com o meu corpo também não permiti que o meu eu interior transparecesse para fora e se mostrasse exteriormente pois achei que não iria brilhar com a intensidade devida e a imagem que passo seja de defesa e de baixa auto-estima.

Embora o paragrafo a cima possa parecer um bocado presunçoso eu tenho plena noção do valor que tenho e do quanto trabalhei para hoje ser quem sou, logicamente não o fiz sozinha, todas as pessoas que passaram e passam na minha vida, seja por breves instantes ou por longos períodos e algumas mesmo vida fora me ajudaram nesta caminhada que tomei como objectivo principal da minha passagem por aqui, umas mostrando-me caminhos, outras mostrando-me o que eu queria ser, outras ainda mostrando-me o que não quero para mim de maneira nenhuma.



2 comentários:

  1. Pra comentar este teu texto vou usar um slogam famoso:

    "Se eu não gostar de mim, quem gostará?" ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Sem duvida Deusa, é isso mesmo.

    Beijinho :)

    ResponderEliminar