domingo, 19 de setembro de 2010

Já aqui disse várias vezes que acredito que as situações se deparam na minha vida para que eu tire ensinamentos, basta-me estar atenta. Também acredito que a vida é composta de ciclos e quando está prestes a fechar-se um ciclo é necessário ser posta à prova, para ver se retirei os ensinamentos necessários e se estou preparada para uma nova etapa, há que chame a esse período alturas de azar, eu não creio no azar ou na sorte, creio que andamos cá para crescermos todos os dias e só as dificuldades nos fazem tomar consciência das nossas fragilidades e nos dão oportunidade de nos fortalecermos.

Hoje percebo que este ultimo ano foi isso mesmo, foi um por à prova do que sinto, da força que tenho, da minha determinação e do meu carácter. Levou-me aos limites da insegurança, da duvida, das minhas forças, do sofrimento, do desespero. Houve alturas em que a única luz ao fundo do túnel era tão fraca que não a enxergava, a única certeza que sempre tive e que me impediu de desistir foi em relação ao amor que sinto pelos que me são queridos. O amor que tenho pelo meu filho, pela minha mulher e pelos meus grandes amigos.
Hoje não tenho a menor duvida que esse amor é reciproco e que sou uma mulher de sorte: tenho um filho maravilhoso que merece crescer numa família equilibrada, que o estimule, que lhe dê todas as ferramentas para continuar a sua caminhada; tenho uma mulher que merece tudo, que foi o meu porto de abrigo nos dias de tempestade, que foi o meu norte quando me sentia completamente perdida, que lutou a meu lado para ultrapassar os obstáculos que apenas a mim eram destinados, que me levantou do chão e me carregou no colo quando sentia as minhas forças a esgotarem-se, que me ensinou o que era amar alguém independentemente de...; tenho amigos que são irmãos, que nunca me abandonaram e que acreditaram nas minhas potencialidades mesmo quando eu já não acreditava nelas.
hoje sinto que estou a chegar ao fim do túnel, caminho com passos largos, confiantes e decididos, trago na mochila certezas e esperanças, saio fortalecida para a nova etapa que se está a iniciar.

Por muitas voltas que a minha vida dê, vocês são e serão para sempre donos do meu coração.


5 comentários:

  1. Miss, em primeiro lugar quero felicitar-te pelo fim da LONGA CAMINHADA, pela tua força e CORAGEM e pela FELICIDADE de teres sido presenteada pelo AMOR.
    Miss, em relação ao texto e aos conceitos que teces sobre "os azares que nos acontecem na vida" estou plenamente de acordo contigo. E sabes quando tomei consciência de que os "azares" nos fazem crescer em todos os sentidos? Foi precisamente há 13 anos quando sozinha me deparei com um cancer do colon intestinal que foi descoberto na minha mãe. Pois é. Foi uma luta travada apenas entre ela e eu. Eu sozinha recebi o resultado do exame final, eu sozinha tive de falar á minha mãe o que ela tinha, eu sózinha tive de cuidar dela durante um mes e meio em que ela esteve pendente de resultados de exames, Sozinha caminhei diariamente do Montijo para o Hospital de S.José durante um mês e meio. Sozinha cheguei ao Hospital pelas 7h da manha no dia em que ia ser realisada a GRANDE cirurgia (7H), sózinha me refugiei na capela de S.Domingos enquanto a minha mãe corria riscos de vida naquele bloco operatório.
    Sozinha chorei muitas horas e muitos dias. Mas tambem sozinha a trouxe do hospital quando parte do perigo tinha passado. Sozinha a acompanhei em 6 longos meses de quimioterapia, onde ouvia muitas histórias na sala de espera em manhas infindáveis, onde falei com muitas pessoas que pouco a pouco foram "DEIXANDO DE APARECER", porque tinham PARTIDO. Sózinha cuidei dela nesse desvatador TRATAMENTO que a levava muitas vezes á vontade de DESISTIR.
    Sozinha caminhei com ela para as consultas e exames de rotina sempre amedrontada tal como ela, mas tambem SÓZINHA recebi a sua ALTA MÉDICA. E ai sim! Recomesámos uma nova forma de viver o dia a dia. Vivemos até ela querer e poder todos os dias com alegria e agradecimento a Deus.
    Foi desde esses anos que eu conheci o novo ciclo, aquele que nos fáz aprender a ver o mundo e as pessoas de uma outra maneira. Hoje sinto que fiquei muito mais forte e com muito mais resistencia. Amadurecimento suficiente para poder ACEITA, ainda que com muita dor, a sua partida em 6 de Março deste ano. Não foi o cancer que a levou, foi o peso de muitos anos de resistencia, e os deus 85 anos. O seu coração já estava muito fragil para poder continuar junto de mim. E no dia que Deus a chamou o seu ultimo ai foi ao ouvir a minha vóz numa pequena visita ao S.O, do hospital do Montijo. É isso Miss. A minha mãe esperou por mim para PARTIR num simples "AI" como se esse "ai" quizesse dizer:
    AINDA BEM QUE CHEGASTE PARA FINALMENTE PODER PARTIR.
    Pois são todas estas coisa a que chamamos de "AZARES" que nos poem á prova e que testam as nossas capacidades.
    Tambem eu neste momento tão dificil já tinha sido premiada pela alegria de ter o AMOR ao meu lado. Amor esse que fês com que a minha mãe partisse mais tranquila pois eu já não estava SÓ.
    E a mim me deu e me dá a maior alegria que é o seu Amor.
    Perdoa algum erro de vocabulário mas é a emoção da escrita fluindo livre.
    Um ABRAÇO.

    ResponderEliminar
  2. "...trago na mochila certezas e esperanças..."???
    Ja agora levavas também um lanchinho, que o caminho é longo!!!
    Força amiga!!! Vai em frente Portugal!!! ;-)

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pela visita ao meu blog.
    Nunca percas essa mochila!!!

    um abraço
    tulipa

    ResponderEliminar
  4. Queridonaaaaaaa muito obrigada por suas palavras lá no meu Cantinho, é evidente que me emocionei... kkkkkk

    Quanto ao seu post eu achei sensacional, sou fã do jeito que vc escreve, beijo, beijo para vc, sua mulher e seu filho!

    She

    ResponderEliminar
  5. Oie querida, passando por aqui para saber se vcs estão bem... Beijo, beijo!
    She

    ResponderEliminar