segunda-feira, 12 de julho de 2010

ÀS VEZES, A FELICIDADE É UMA BENÇÃO, MAS GERALMENTE É UMA CONQUISTA. Paulo Coelho

Não podia estar mais certa esta frase, alguns momentos de felicidade aparecem nas nossas vidas espontaneamente mas a maior parte dos momentos felizes são conquistados pela maneira de encarar as situações.
Considero que há pelo menos duas maneiras de gerir as situações menos boas que se deparam na minha vida: Como um problema ou como um desafio. Durante anos considerei como problemas, enchi-me de auto-piedade fechava-me em casa num canto, dificilmente encontrava uma solução satisfatória e e mesmo quando a encontrei associei essa etapa como algo de negativo na minha vida pois foi uma altura extremamente sofrida e dolorosa. Até que um dia resolvi agir de maneira diferente, inicialmente encarei como uma experiência, se de uma maneira não resultava decidi tentar outra. Em vez de me fechar comigo mesma, chorar, sofrer e não resolver optei por arregaçar as mangas e ir à luta, no final quando tudo passou experimentei a verdadeira felicidade, aquela que se sente quando depende exclusivamente de nós, o orgulho e o amor próprio que vivenciamos por ver recompensado o nosso esforço.
Não quero com isto dizer que encontrei a formula mágica da felicidade, também travei batalhas em que sai derrotada, mas mais uma vez tem a ver com a forma de encarar as coisas, essas batalhas são para mim passos atrás que me ensinam a caminhar para a frente com mais vigor, são lições que aprendo.

Hoje, reflectindo sobre este assunto verifico que no fundo, quando me deparo com uma situação menos boa misturo as duas maneiras de a encarar. Inicialmente enclausuro-me dentro de mim mesma, desespero em busca de soluções, considero todas as hipóteses, pondero todas as minhas reacções e depois arregaço as mangas e vou à luta. Como boa teimosa que sou, não desisto dos meus objectivos, persigo-os até à exaustão, mesmo saindo derrotada, saio com a certeza que fiz tudo o que estava ao meu alcance pois só assim não considero como uma derrota pessoal e sim como uma lição a aprender, no fundo é um afinar de armas para a próxima batalha.

3 comentários:

  1. Oie, adorei o post! Às vezes perder é ganhar, nem que seja experiência e aprendizado o que quem consegue tem inteligência emocional, mas realmente não é sempre fácil, parabéns pelo post!
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente com a frase do Paulo Coelho. Para mim a felicidade sempre foi (e sempre será) uma conquista.
    Sei que nada acontece por acaso, tudo precisa de ser trabalhado, conquistado dia a dia, passo a passo. Já te disse mais do que uma vez, tu estás neste momento no ponto onde sempre deverias ter estado, és Livre. Hoje, melhor do que nunca, podes ser Tu Mesma. Porque esperas Amiga, para deitar o passado para trás das costas e viver apenas o presente, com aqueles que amas?? Sei bem que gostas de tirar ensinamentos do que viveste, do que ficou para trás. Olha pra ele como uma expectadora atenta, questiona-te e então depois fecha a porta do passado e abre a janela do presente e do futuro. Nesta altura tu é que ditas as regras ;).

    Beijinhos *_*

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pelo teu comentário she, beijinhos e aparece.

    Deusa, o caminho é mesmo esse, perceber quando devo parar e pensar e quando devo deixar-me levar e desfrutar o bom que tenho, obrigada por mais uma vez estares ai quando preciso.

    Beijos

    ResponderEliminar