sábado, 26 de dezembro de 2009

Δημήτηρ

Δημήτηρ do Grego Deméter ou Demetra quer dizer Deusa Mãe

Quando Hades raptou Perséfone (sua filha) e a levou para seu reino subterrâneo, Deméter ficou desesperada, saiu como louca Terra afora sem comer e nem descansar. Decidiu não voltar para o Olimpo enquanto sua filha não lhe fosse devolvida e proferiu estas palavras:
"Ingrato solo, que tornei fértil e cobri de ervas e grãos nutritivos, não mais gozará de meus favores!"

Fazendo uma analogia entre o solo e as pessoas, também eu sinto essa ingratidão pois precisamente quem eu tornei fértil, a quem me dei sem pedir em troca, quem eu ajudei a crescer, quem levantei inúmeras vezes do chão, hoje arranca dos meus braços o meu filho.
Sinto-me, tal como Δημήτηρ, desesperada, também eu tenho vontade de sair como louca terra afora, tenho uma dor insuportável dentro do meu peito que me tira a vontade de tudo. Previa que seria muito doloroso, mas nem nos meus mais obscuros pesadelos senti tamanha dor e angustia. O tempo não ajuda, pelo contrário, aprofunda, corrói, retorce.
Não sei o que fazer mais, a espera é angustiantemente insuportável, afasto do meu consciente as lembranças, os locais, os projectos pois não consigo gerir os sentimentos que provocam.
Só me resta deixar correr o rio salgado que brota do alambique onde são destiladas a dor, o sofrimento, a falta, a distância...
Diariamente oiço as várias vozes que ocupam um lugar muito especial dentro do meu peito dizerem-me que no fim espera-me um HAPPY END, quero acreditar nelas, são elas que me mantêm de pé, que mantêm a minha sanidade mental no limite do aceitável. Agradeço todos os dias essas vozes existirem e cada uma delas pertencer a uma pessoa linda, que dão sem querer troca, que se privam sem se sentirem obrigadas, que me amam de diversas maneiras, que são socias da minha dor dividindo-a comigo e tentando ameniza-la. São uma familia muito maior do que alguma vez supus existir, não em numero mas em grandeza de sentimentos e valores.
Juntos conseguiremos o que eu sozinha não sou capaz e ficarvos-ei grata para todo o sempre, para vocês que sabem quem são o meu sincero obrigada...

7 comentários:

  1. Amiga, não há coisa mais injusta que privar uma mãe do filho.

    Espero muito sinceramente que as coisas sejam resolvidas quanto antes, pois sei que estás a atravessar por uma fase muito difícil na tua vida, mas tens a teu lado uma mulher com M grande, que sei que vai apoiar-te em tudo e tu és uma lutadora, sei que não cruzas os braços.

    Oxalá o teu presente de natal chegue rápido.

    Tu sabes ao que me refiro.

    Quero que saibas que as tuas palavras me comoveram...

    Sabes que podes contar sempre comigo.

    Estou aqui para vocês.

    beijinhos para ambas.

    Angel/Devil

    ResponderEliminar
  2. Obrigada amiga, sei bem que fazes parta da família a que me refiro no texto, sei que torces por mim e por alguém que faz anos no mesmo dia que tu, embora não o conheças gostas dele e torces pela felicidade dele, isso para mim é ouro.

    Tens um lugar muito especial dentro do meu coração e terás para todo o sempre, mesmo que queiram minar a nossa amizade, não conseguem pois não a entendem nem sabem o que isso é.
    Beijo para ti e obrigada por tudo

    ResponderEliminar
  3. É uma boa família a nossa...

    Estou sempre a torcer por ti... por vocês... por ele...

    Ele só pode ser boa pessoa.
    loooooooooooool

    Nasceu numa boa data. Gostava de conhecer o JP pessoalmente, acho que nos vamos dar bem.

    Tenho um carinho especial por ele, mesmo sem o conhecer.

    Tu também estás aqui-> <3
    Sabes isso...

    Por muito que tentem estragar a nossa amizade, não vão conseguir!

    A verdadeira amizade quebra qualquer barreira.

    Quem não sabe o que é uma amizade ou não valoriza a mesma, só perde, porque a vida é bem melhor quando estamos rodeados de bons e verdadeiros amig@s.

    Eu é que agradeço, por me ajudar sempre que precisei e não só... por tudo quanto tens feito.

    Obrigada

    Força AMIGA!

    beijinhos para os 3.

    Angel/Devil

    ResponderEliminar
  4. Um abraço , e tudo de bom em 2010 e no dia 29...todos temos um dia de nascer para o mundo.
    um abraço
    tulipa

    ResponderEliminar
  5. Obrigada Tulipa, um abraço também para ti

    ResponderEliminar
  6. Só quem é mãe consegue entender a dor profunda que tu estás a viver...
    Mais uma vez te deixo com a minha vontade e o meu desejo de que tudo fique bem rápidamente, de que o teu menino volte aos teus braços.
    Força, Fé e muita Esperança no futuro.
    Feliz 2010 Amiga.

    Beijinhos*_*

    ResponderEliminar
  7. Obrigada amiga, obrigada pela força que me tens dados e pelo carinho que tens demonstrado, espero sinceramente que volte para os meus braços rapidamente.
    Um feliz 2010 para ti também, e que te traga tudo o que esperas e sonhas para ti

    Beijo grande

    ResponderEliminar